O acompanhante terapêutico no processo de inclusão educacional de alunos com autismo no brasil
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Date
2022-06-22
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Publisher
UCSal - Universidade Católica do Salvador
Abstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, no Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), se encontra na categoria de Transtorno do
Neurodesenvolvimento, uma vez que se manifesta cedo e acarreta prejuízos no funcionamento
pessoal, social, acadêmico e profissional (APA, 2014). O TEA é caracterizado por alterações
significativas na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de
comportamento, interesse ou atividades (SANCHACK e THOMAS, 2016). Por se tratar de um
espectro, as manifestações do transtorno variam a depender do grau de comprometimento, do
nível de desenvolvimento e da idade cronológica (AGRIPINO-RAMOS e RIBEIRO
SALOMÃO, 2014). Segundo o DSM - V (2014), o espectro autista pode ser dividido em três
níveis de suporte, mudando com relação a sua gravidade, que vai desde pessoas independentes,
que necessitam de pouco apoio, até pessoas que necessitam de maior auxílio para realizar
competências básicas do cotidiano.
Description
Keywords
Autismo, Inclusão educacional, TEA