Cognição social e transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa
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Date
2023-06-19
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Publisher
UCSal - Universidade Católica do Salvador
Abstract
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve
prejuízos na interação e comunicação social, bem como comportamentos enrijecidos e
repetitivos. O perfil cognitivo deste transtorno engloba diferentes alterações a exemplo da
cognição social que se refere a processos em que sujeitos conseguem receber, interpretar e
utilizar informações sobre si próprias, os outros e as relações sociais. O objetivo do presente
trabalho é caracterizar o desempenho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em
componentes da Cognição Social (CS). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em
português na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com inclusão de seis artigos
para análise. A literatura coletada foi categorizada nos resultados a partir dos componentes
Teoria da Mente, Reconhecimento de Emoções e Aprendizado Social. Nenhum estudo
coletado apresentou desfechos relacionados aos domínios Empatia, Percepção de Movimento
Biológico e Reconhecimento de Agente, Motivação Social e Atenção Social. Os resultados
indicam que crianças dentro do espectro do TEA apresentam limitações em CS quando
comparadas a grupos de crianças neurotípicas. Apesar dos avanços na compreensão da CS em
pessoas com TEA, esta revisão integrativa revelou algumas lacunas na produção científica
acerca do tema. Embora existam, os instrumentos para verificar CS na população com TEA
ainda são insuficientes para abranger os seus diversos componentes, e os desafios ligados à
falta de consenso na própria teoria resultam em avaliações pouco específicas dos domínios
desta área. Desse modo, é importante que mais pesquisas sejam realizadas para consensuar as
habilidades em CS.
Description
Keywords
Transtorno do Espectro Autista, Cognição Social, Habilidades sociais.