Dissertações de Mestrado

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    Relações familiares e desenvolvimento social: a música como fortalecimento de vínculos familiares no contexto socioeducativo
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-05-08) Silva, Olgair Marques da; Fornasier, Rafael Cerqueira (Orient.)
    O presente estudo teve como objetivo compreender como a prática musical coletiva e socioeducativa impacta nos contextos familiares, contribuindo para o envolvimento e fortalecimento dos vínculos. Para este estudo foram identificados dois perfis de famílias com maior incidência no Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA): as famílias monoparentais (Mães Solistas) e as famílias estendidas ou de prole extensa (Sinfonia do Tempo). As famílias monoparentais, na maioria dos casos, são constituídas por mães chefes de famílias e seus filhos. Já as famílias estendidas ou de prole extensa, são constituídas por crianças, adolescentes e adultos com uma grande diferença de idade, logo, em fases distintas do seu desenvolvimento individual. Participaram da pesquisa sete agrupamentos familiares, sendo quatro representando as famílias de Mães Solistas e três representando as famílias Sinfonia do Tempo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, e a metodologia utilizada para coleta dos dados se desenvolveu nas seguintes etapas: observação e levantamento bibliográfico e referencial teórico, coleta através de narrativas em vídeos, entrevistas semiestruturadas, roda de conversa e análise de resultados. Para discussão e análise dos resultados alcançados, foram definidas cinco categorias: melhorias nas relações familiares, mudanças na vida da família, semelhanças entre o Programa e o contexto familiar, desenvolvimento nas demais áreas da vida e, por último, sentir e pertencer ao NEOJIBA. Os depoimentos apresentados por divisão de categorias comprovam que os objetivos específicos da pesquisa foram alcançados, uma vez que através dos depoimentos e relatos dos participantes conseguimos indetificar as mudanças, melhorias e descobertas na relação familiar. A participação no programa contribuiu para uma comunicação positiva e fortalecimento dos vínculos familiares. Também foi possivel indentificar melhorias no que se refere aos aspectos socioculturais em que as famílias estão envolvidas, garantindo a efetivação dos direitos e exercício da cidadania.
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    Resiliência familiar: a experiência dos casais homoafetivos face aos desafios da parentalidade
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-06-13) Machado, Paula Dioné Casais e Silva; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.)
    Ao empregar esforços na obtenção de reconhecimento do seu direito de casar-se e ter filhos, pessoas homoafetivas vêm transformando a instituição mais básica da organização humana ao longo da história: a família. Estudos científicos no Brasil sobre homoparentalidade são recentes e em baixa escala, havendo também grande demanda por estudos que propiciem entendimento sobre os processos promotores de resiliência nas famílias homoafetivas, considerando-se que se impõe a estas famílias lidar com o preconceito e a discriminação. Este trabalho desenvolve, em caráter descritivo-exploratório, um enfoque qualitativo para o estudo de casos, sendo entrevistados três casais homoafetivos formados por mulheres com filhos, pertencentes à classe B e alcançados através do método da bola de neve. Foram utilizados como critérios de inclusão a convivência em união estável há pelo menos dois anos e a convivência com menor de idade de pelo menos dois anos em relação filial, residindo no mesmo domicílio e sendo os filhos gerados a partir de procedimentos de reprodução assistida. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada, explorando aspectos associados à experiência parental, ao entendimento de família e às estratégias de resiliência adotadas pelos casais homoafetivos face aos desafios cotidianos da parentalidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, de modo que foram propostos dois eixos para exposição: o desejo de ter filhos e as estratégias empregadas ante a discriminação vivenciada na parentalidade homoafetiva, descrevendo o percurso dessas famílias para a resiliência. Verificou-se uma associação entre vivências pessoais de discriminação e preocupação com as vivências que a prole enfrentará, sendo adotadas estratégias voltadas para o desenvolvimento de respeito e boa convivência em sociedade.
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    A (im) possibilidade jurídica de procriação terapêutica: bebês podem servir como medicamentos?
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-08-09) Moreira, Manuela Medauar Reis de Andrade; Lorenzo, Deivid Carvalho (Orient.)
    O presente trabalho pretende discutir a possibilidade do uso da técnica do diagnóstico pré-implantação com seleção embrionária, com a finalidade de gerar um ser humano cujo Human Leukocyte Antige (HLA) que seja compatível com um irmão que esteja doente. Esse ser humano gerado tem o nome de “bebê medicamento”, uma criança concebida por meio da técnica de fertilização “in vitro” que nasce com o objetivo de curar um irmão que está acometido por uma doença grave. No procedimento a ser estudado neste trabalho, é realizado um diagnóstico pré-implantação e teste de compatibilidade HLA, por meio de um processo de seleção embrionária, para que se possa ter alta chance de compatibilidade entre os irmãos, a fim de que o tratamento que se busque seja de fato efetivo. A pesquisa possui como objetivo geral analisar criticamente, do ponto de vista ético e jurídico, a utilização da técnica do diagnóstico pré-implantação, visando à seleção embrionária HLA-compatível com o enfermo dependente de transplante de células-tronco hematopoiéticas.
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    O Consumo da TV Aberta: um estudo de caso do idoso como telespectador inserido em famílias multigeracionais soteropolitanas
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-03-20) Barbosa, Adriana Barros de Almeida; Carrera, Gilca Oliveira (Orient.)
    O presente trabalho é sobre o consumo de televisão por idosos, especialmente avós que moram com seus netos. A televisão desempenha um papel importante na vida dos idosos, oferecendo companhia, entretenimento e informação, além de ser um poderoso meio de influência para atitudes e comportamentos de todo um ambiente familiar. Estudos mostram que os idosos assistem à televisão mais do que qualquer outro grupo demográfico, e que eles são mais propensos a confiar nas informações que veem na televisão do que em outras fontes. A investigação está concatenada ao envelhecimento como tendência social e demográfica dominante na contemporaneidade, cujo impacto se sente em diversas esferas da vida humana, incluindo o hábito de consumo dentro do contexto familiar. Desde a sua criação, a TV aberta foi o meio que mais provocou as mais significativas transformações, contribuindo para uma mudança na relação do indivíduo com a sociedade e com o consumo diante desta sociedade. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o idoso que coabita em famílias com mais de uma geração consome os conteúdos televisivos ofertados pelas principais emissoras abertas no cotidiano familiar. Levando em consideração a influência deste meio de comunicação associado ao crescimento de idosos que convivem com seus netos, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório do tipo estudo de caso irá entender o hábito de consumo deste idoso inserido nesta família multigeracional.
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    Baile literário: dos contos aos encantos de jovens e adolescentes de uma escola da periferia de Salvador
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-08-03) Moura, Marineuza; Costa, Lívia Alessandra Fialho da (Orient.)
    A proposta desta pesquisa surgiu por considerar importante a promoção de ações educativas significativas que dialoguem com as condições sociais, culturais, econômicas dos alunos, suas famílias e o seu entorno. Tomando como metodologia a pesquisa-ação que parte do princípio do reconhecimento e valorização da participação dos sujeitos pesquisados envolvidos no seu contexto social, propusemos, como objetivo geral, analisar a percepção de jovens protagonistas de um projeto interdisciplinar de leitura, desenvolvido no contexto escolar como estratégias para despertar nos educandos atitudes positivas para enfrentamento das vulnerabilidades sociais que os afetavam no processo ensino-aprendizagem. Com base na teoria do capital social e cultural defendidos nos estudos de Pierre Bourdieu, buscou-se a compreensão de que os educandos precisam de equidade no ensino, a fim de romper com as desigualdades educacionais e, dos estudos de Paulo Freire, a referência da importância de uma escola reflexiva que prioriza ações pedagógicas que proporcionam aos educandos a autovalorização do diálogo, do pensamento crítico e criativo dos alunos. Esta pesquisa se dedicou a estudar a seguinte questão: Como um projeto escolar interdisciplinar de leitura pode contribuir para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais no contexto escolar que comprometem o sucesso no processo ensino-aprendizagem dos educandos? Com os dados obtidos, foi possível compreender a importância da implementação de projetos interdisciplinares no contexto escolar para desenvolver estratégias que despertem nos educandos atitudes positivas para enfrentamento das vulnerabilidades sociais que afetam no processo ensino- aprendizagem e fomenta uma reflexão sobre a importância de práticas pedagógicas inovadoras que envolvam os educandos, buscando melhorar os índices da população analfabeta, reduzir o abandono e a evasão escolar. Os resultados denotam a necessidade de inserir os educandos em atividades que os tornem protagonistas, conduzindo-os à construção de um projeto de vida que supere suas dificuldades no ciclo escolar e, neste sentido, foi possível perceber, em suas falas, a importância de práticas pedagógicas que integrem família e escola para auxiliá-los na construção do seu futuro.
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    O discurso da submissão feminina e os impactos na vida familiar das mães neopentecostais
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-07-30) Santos, Queilla Thais Bispo dos; Carrera, Gilca Oliveira (Orient.)
    Esta pesquisa buscou analisar o discurso religioso neopentecostal da submissão feminina e os impactos na vida familiar das mães neopentecostais. Visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: de que maneira o discurso religioso da submissão feminina interfere na vida familiar das mães neopentecostais? Tendo como objetivo geral analisar o discurso religioso da submissão feminina e os impactos na vida familiar das mães neopentecostais. Para tanto, partiu-se do levantamento de teóricos de pesquisadores que estudam as transformações na família e na religião. Diversos pesquisadores assinalaram o processo de mudanças e transformações que ocorrem na contemporaneidade como o surgimento do neopentecostalismo, repercutindo nas relações familiares contribuindo para um processo de ressignificação e releituras acerca do papel da mulher na família e na sociedade. Contudo, considerou-se que nesse processo de mudanças, permanece ainda permeado por ideias patriarcais enraizados na cultura. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a entrevista despadronizada focalizada e de profundidade e a técnica da análise do discurso. Os resultados indicaram que o discurso religioso da submissão feminina interfere em condutas comportamentais exercidas pelas mulheres-mães neopentecostais, sendo as participantes da pesquisa as principais responsáveis por guiar os filhos “nos caminhos do Senhor” e realizar a manutenção da “harmonia” conjugal e familiar. Entretanto constatou-se a existência de flexibilizações no entendimento acerca do discurso do papel da mulher. Confirmou-se, então, que apesar da existência de um discurso patriarcal há um processo de ressignificação do discurso da submissão feminina impactando a vida das mães neopentecostais influenciado pelas transformações na contemporaneidade.
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    Relação família e escola: um estudo sobre o abandono afetivo e o processo de aprendizagem escolar
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2019) Silva, Fernando de Almeida; Fornasier, Rafael Cerqueira (Orient.)
    A pesquisa sobre a Relação Família e Escola: um estudo sobre abandono afetivo e o processo de aprendizagem escolar, tem como objetivo geral descrever o fenômeno do abandono afetivo na perspectiva interdisciplinar e suas possíveis consequências no processo de aprendizagem escolar. Postula-se, pois, que as relações afetivas tendem a influenciar o desenvolvimento humano, sobretudo quando favorece o fortalecimento dos vínculos e torna a aprendizagem infantil prazerosa. A experiência docente no ensino público, embora careça de pesquisas empíricas, nos permite intuir que o exercício da não-afetividade, negligência ou abandono afetivo tanto na família quanto na escola incidem de forma negativa na aprendizagem escolar. Propomos, pois, enquanto pesquisa qualitativa, realizar uma revisão narrativa de literatura (empírica e não-empírica) e estado da arte em obras, autores clásssicos (Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon) e contemporâneos (Francesco Botturi, Pierpaolo Donati, Urie Bronfenbrenner, Paulo Freire, entre outros) que discutem a importância do complexo afetivo no processo de desenvolvimento humano. Organizada em quatro capítulos com seus respectivos eixos temáticos (família, escola, aprendizagem e abandono afetivo) o cerne da discussão ou ‘fio condutor’ da pesquisa é a integração dos complexos afetivos e cognitivos, condição fundamental ao processo de aprendizagem de uma criança. A interdisciplinaridade do estudo enriquece a tessitura conceitual sobre os novos arranjos familiares no Brasil, a importância dos processos afetivos na aprendizagem, os desafios postos à educação no século vigente e, principalmente, as causas e consequências do fenômeno do abandono afetivo na sociedade contemporânea. O estudo realizado, embora necessite de mais pesquisas, indica que, de fato, o abandono afetivo prejudica a aprendizagem escolar e que a maioria dos casos de abandono no Brasil está associada às condições de vulnerabilidade social da família, requerendo da escola um projeto de intervenção pedagógica capaz de criar as condições necessárias ao processo de aprendizagem.
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    Conexões entre mulheres idosas em tempo suspenso: o árido presente atravessado pelas transitórias memórias familiares
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-03-04) Ximenes, Angela Virgínia Brito; Lorenzo, Deivid Carvalho (Orient.)
    Trata-se de uma pesquisa de mestrado realizada em momento de impactos sistêmicos decorrentes da pandemia de SARS COVID-19, sobretudo às pessoas mais velhas referenciadas em suas vulnerabilidades. Inscrita na linha de pesquisa Família nas Ciências Sociais, traz um viés multidisciplinar sobre as necessidades existenciais de mulheres idosas e conexões com vozes femininas autorais delineiam a presente pesquisa. Uma abordagem qualitativa dos aspectos da velhice, mapeada por estudos bibliográficos transversais descritíveis, exposta com experiências individuais ampliadas para escalas coletivas de socialização. O entrelaçamento de tempos e histórias de vidas tópicas de mulheres idosas – com recolha empírica e acompanhamento de três idosas com faixa etária entre 85 e 90 anos - realizado em encontros narrativos onde as conversas e uso de registro fotográfico e de objetos-memórias possibilitaram registrar memórias e histórias de experiências de vida. Ainda que as narrativas de vida como projeto epistemológico nas Ciências Humanas e Sociais se apresentem em vários estudos já produzidos, ofereço a minha contribuição acadêmica para promoção da justa simetria entre sujeitos e objetos de pesquisa propiciando considerações para um problema social da contemporaneidade: a velhice. Além das categorias extraídas, como resultados apontam-se a grande solidão e depressão sofridas pela população idosa em decorrência do confinamento imposto, a necessidade de valorização das memórias individuais para a construção das identidades coletivas, a importância de mais estudos sobre os sentimentos e seus significados políticos e sociais.
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    A vivência de valores humanos em família: contribuições para formação adolescente
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-09-23) Almeida, Eunice Clara; Carrera, Gilca Oliveira (Orient.)
    A pesquisa em tela teve por objetivo geral analisar a maneira como os valores humanos, vivenciados em família, interferem na formação social dos adolescentes. E, como objetivos específicos: Identificar quais valores humanos são vivenciados em família; analisar se estes valores se constituem num fator de proteção aos adolescentes em condições de vulnerabilidade e risco social. O trabalho foi realizado a partir de uma perspectiva qualitativa e de cunho exploratório, dentro de uma realidade delimitada, qual seja: aquela vivenciada por estudantes do Colégio Estadual Clériston Andrade, localizado no subúrbio Ferroviário de Salvador, no estado da Bahia. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e para operacionalizá-la, optamos pela técnica de coleta de dados conhecida como grupo focal. Assim, realizamos cinco encontros on-line e um presencial (seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias em razão da Pandemia de Covid-19). Essa técnica de coleta de dados foi associada a gravação em áudio e a inserção de algumas perguntas formuladas previamente. Concluímos que os adolescentes apresentam marcante influência dos valores humanos vivenciados no ambiente familiar em sua formação, sendo que, o respeito ao outro obteve maior destaque em diversos encontros. Por fim, vale destacar que os adolescentes apresentam um posicionamento crítico diante dos diversos temas que foram debatidos, deste modo, a influência dos valores humanos é aceita e escolhida pelos jovens ou seja, vigilantes diante dos valores que circulam no ambiente familiar, com posicionamentos próprios, os discentes constroem-se relacionalmente, sobretudo a partir dos exemplos práticos que verificam e incorporam ou não, portanto não se trata de valores impostos pelos seus familiares.
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    Representação imagética e textual de famílias em livros didáticos (2018-2022): presenças ou silenciamentos?
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-29) Jesus, Sandra Alves Moura de; Costa, Lívia Alessandra Fialho da (Orient.)
    Esta pesquisa analisa como aparecem as imagens e textuais de famílias, entre 2018 e 2022, nos livros didáticos de História destinados ao Ensino Fundamental II utilizados em duas escolas públicas da cidade do Salvador. Objetivou, sobretudo, identificar se as representações imagéticas e textuais que figuram nos livros evidenciam as diversidades inerentes às várias estruturas e composições familiares na atualidade. Buscou-se verificar se há permanências ou rupturas em relação aos modelos de famílias considerados “tradicionais”. Nesse sentido, intencionou perceber se havia ausência de uma leitura crítica dessas representações e como esta favorecia a instrumentalização do livro didático na veiculação e perpetuação de modelos discriminatórios de família; buscou ainda entender se o material contribuía para que os discentes não se percebessem como sujeitos históricos ativos, a partir dos silenciamentos que podem reforçar estereótipos e padrões cristalizados na sociedade. Assim, a partir de um diálogo interdisciplinar, esta pesquisa, de cunho qualitativo, visou provocar reflexões e discussões que favoreçam uma análise crítica e o exercício da cidadania dentro do ambiente escolar e fora dele. A dissertação traz uma análise dos principais atores no processo de ensino e aprendizagem, traçando um perfil dos docentes da disciplina de História e dos discentes do 9° ano do Ensino Fundamental II. Considera todas as complexidades que envolvem a elaboração dos manuais didáticos, o cenário que subsidia sua produção e circulação ao longo do tempo, que está diretamente relacionado com as dificuldades e tantos desafios inerentes ao sistema educacional no qual estão inseridos.
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    Pais e filhos frente ao uso dos smartphones: transformações no comportamento dos adolescentes
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-30) Silveira, Sandra Ribeiro Bastos; Fornasier, Rafael Cerqueira (Orient.)
    A família contemporânea tem um crescente desafio com a apropriação da presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Os smartphones ganham espaços cada vez maiores no dia a dia, transformando o vínculo entre pais e filhos adolescentes. Este estudo tem por objetivo geral investigar como pais e filhos adolescentes percebem suas relações impactadas ou não pelo uso dos smartphones em seu cotidiano. Para avaliar os efeitos do uso dos smartphones na comunicação entre pais/mães e filhos/filhas adolescentes, foi necessário conhecer as realidades das famílias, analisar os contextos relacionais advindos deste uso na convivência familiar, além de compreender as inconstâncias na comunicação entre estes atores. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida a partir da análise das narrativas sobre as relações parentais e as transformações no comportamento dos adolescentes na convivência familiar de pais e filhos adolescentes através do uso de questionários semiestruturados. A pesquisa foi realizada com três famílias biparentais, que moram em três cidades da Bahia com intuito de visitar as diferentes realidades. Durante a pesquisa foi possível observar, que diante do cenário atual, o uso das tecnologias digitais é constante e intenso no cotidiano das famílias, em especial nos adolescentes do grupo de 12 a 18 anos incompletos de idade. O meio das tecnologias digitais é extremamente potente e vicioso. Ele transformou as relações interpessoais, a partir das famílias, desde a inserção das televisões, computadores, tabletes, ipads, em especial smartphones pela facilidade de adesão e mobilidade e principalmente pelo surgimento da Internet e das redes sociais virtuais. A relação entre os membros das famílias foi modificada. A partir das narrativas foi possível concluir que as relações parentais se transformaram devido ao uso exagerado dos smartphones pelos adolescentes.
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    A relação entre avós e netos: a ótica de servidores de uma escola confessional católica
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-11-24) Santos, Maria das Graças Fonseca dos; Rabinovich, Elaine Pedreira (Orient.); Azambuja, Rosa Maria da Motta (Coorient.)
    Este estudo tomou como objeto as relações entre avós e netos vistos a partir de profissionais de uma escola confessional católica. Adotou a abordagem relacional que analisa e interpreta os aspectos que ligam as pessoas para cooperar em sua convivência social com o objetivo de compreender a relação avós e netos na ótica de Irmãs Religiosas Educadoras e de membros da equipe de apoio administrativo, pedagógico e funcionários de uma escola confessional. Partiu da questão de como Irmãs Educadoras Religiosas Consagradas e a equipe de apoio administrativo, técnico pedagógico percebem a relação entre avós e netos na escola. Para tal, objetivou descrever a tipologia dos avós, segundo a ótica da instituição escolar, quanto à linhagem materna e paterna, tipo de convivência e o papel na dinâmica escolar; vínculo entre avós-escola estabelecido através da frequência de contatos e atividades desenvolvidas juntos na instituição; a influência do convívio avós-netos no contexto educacional; os fatores percebidos que facilitam ou obstaculizam o relacionamento entre avós-escola. Seu marco teórico foram as contribuições de Donati; Dias; Coutrim, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de confissão católica de I e II graus no município de Salvador, Bahia, com 15 participantes, sendo 05 irmãs religiosas, 05 especialistas e 05 funcionários da equipe de apoio e administrativo. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos netos matriculados e avós no contexto escolar; e os dados decorrentes das entrevistas que foram organizados nos seguintes tópicos: presença dos avós: assuntos e atividades institucionais; influência dos avós no processo escolar dos netos; fatores facilitadores e dificultadores no relacionamento avós/netos. Os resultados confirmaram a presença dos avós no cenário escolar, quer como apoio social, instrumental e afetivo aos pais em seu cuidado aos filhos, quer assumindo a educação total de seus netos, inclusive na vida escolar.
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    Plano de parentalidade e sua consequente igualdade no exercício da paternidade e maternidade: uma urgência jurídica brasileira [NÃO AUTORIZADO À PUBLICAÇÃO]
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-09-23) Santos, Jamille de Santana; Lorenzo, Deivid Carvalho
    A estrutura tradicional de família, na qual o pai é o provedor econômico e a mãe é a responsável exclusiva pelo cuidado direto da prole e das tarefas domésticas, tem se modificado no âmbito da classe média....
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    Participação de mães de crianças com transtorno do espectro autista no enfrentamento do capacitismo
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-03-25) Oliveira, Flávia Patrícia da Silva Cunha de; Sá, Sumaia Midlej Pimentel (Orient.)
    Esta dissertação aborda a atuação de mães de crianças com TEA no desenvolvimento educacional e social de seus filhos com vistas à promoção da sua evolução e desconstrução do capacitismo.
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    A família e o envelhecimento com sentido na perspectiva da logoterapia e análise existencial
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2021-09-29) Coelho, Denise Gersen Pinto; Sá, Sumaia Midlej Pimentel (Orient.); Ferriz, José Luiz Sepúlveda (Coorient.)
    O envelhecimento, enquanto condição natural humana, pode ser compreendido e vivido de formas diferentes, a depender de como cada pessoa lida com as mudanças fisiológicas, psíquicas e sociais no decorrer da vida. O objetivo desta dissertação é compreender o envelhecimento com sentido e sua possível associação com a forma como o idoso se relaciona com sua família. Tem como objetivos específicos: conhecer quais características existenciais do idoso colaboram para suas relações familiares; caracterizar o envelhecimento com sentido e identificar se a Logoterapia e Análise Existencial contribui para o entendimento do envelhecimento com sentido. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica na vertente filosófica com análise de texto, no método hermenêutico, cuja proposta é mediar a compreensão e os significados. As evidências dos resultados revelaram a importância da família na vida das pessoas, independente da sua configuração familiar, bem como, o afeto e a forma de acolher e se relacionar como possíveis colaboradores para o bem-estar físico e psíquico, contribuindo para que haja um envelhecimento com sentido, porém, não determinam, devido a liberdade e responsabilidade da dimensão noética. A forma como o idoso se relaciona com a família está correlacionada com seus princípios, valores desenvolvidos desde a infância, as vivências e experiências afetivas, que orientam diante as escolhas e decisões, e nesta certeza, ele é capaz de responder e se posicionar na vida.
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    Aposentadoria planejada e não planejada: repercussões nas relações familiares
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-03-13) Versace, Nadja Barreto Cruz; Sá, Sumaia Midlej Pimentel (Orient.); Ferriz, José Luis Sepúlveda (Coorient.)
    Este estudo aborda os fenômenos aposentadoria e família, a qual é reconhecida como estrutura fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Sendo assim, é oportuno que se estude e se cuide dos eventos que envolvem a mesma. Um desses eventos que acontecem no seio da família é a aposentadoria. Este estudo trata com mais precisão das questões que envolvem a aposentadoria planejada e não planejada e suas possíveis repercussões nas relações familiares. Adota uma perspectiva interdisciplinar e opta por uma abordagem exploratória de enfoque qualitativo. O objeto de estudo é o grupo familiar, especificamente, a família nuclear e buscou-se, nesse percurso, identificar os fatores que levaram a pessoa a tomar a decisão de se aposentar, compreender como a pessoa aposentada e sua família percebem as relações familiares antes e após a aposentadoria e identificar se houve diferenças nas relações familiares entre a pessoa que planejou a aposentadoria e a que não planejou. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a pessoa que se aposentou e com um membro da sua família, todos residentes em Salvador e Região metropolitana. Usou-se como suporte teórico a Perspectiva do Curso de Vida, que, em linhas gerais, apresenta a realidade da interação entre o contexto histórico, social e familiar, bem como a Fenomenologia, que, aborda as questões do ser-aí (Dasein), ou seja, do ser no mundo e os sentidos atribuídos às experiências. Os dados obtidos foram organizados e integrados em duas categorias: trabalho e aposentadoria: significados e sentidos; aposentadoria e relações familiares. Foram interpretados através da análise de conteúdo a partir do que preconiza Minayo. Os objetivos elencados foram alcançados e os resultados indicaram que planejar a aposentadoria repercute de forma diferenciada nas relações familiares.
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    A EC 66/2010 e seus reflexos
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2022-10-31) Reña, Adriana Gomes Martins; Barbosa, Camilo de Lelis Colani (Orient.)
    O presente trabalho aborda as inovações e as dificuldades trazidas pela emenda constitucional Nº 66/2010 em relação aos divórcios realizados na esfera judicial. Essa emenda suprimiu os requisitos necessários pedidos anteriormente, com o objetivo de facilitar a concessão do divórcio. Esses requisitos deixaram de existir e ainda foi disponibilizado a possibilidade desse divórcio ser decretado de forme liminar, o que fica autorizado como decisão e entendimento do julgador. Passaram-se 12 anos da emenda e ainda é possível identificar que nem todos os juízes aplicam esse critério e entende como possível a decretação do divórcio de forma liminar deixando para julgar após ouvir a outra parte, mesmo entendendo que trata-se de um direito potestativo. Essa temática faz com que ainda paire duvidas em relação ao instituto da separação sendo motivo de repercussão geral para julgamento no STF. Trata-se de uma problemática em discurssão para construção de maiores esclarecimentos.
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    A família sob a lente dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-04-28) Cruz, Lígia Souza da; Carrera, Gilca Oliveira
    O presente estudo objetivou analisar como os adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em meio aberto, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de uma cidade da região metropolitana de Salvador, compreendem o sentido de família. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos em duas etapas: Na primeira, foi utilizado o recurso fotográfico e, na segunda, uma entrevista semiestruturada. Todo o processo de análise das entrevistas e fotografias foi realizado por intermédio de seis categorias de significações organizadas das quais todas foram comuns aos participantes, sendo elas: significados do ato infracional para os adolescentes; família versus medida socioeducativa; entendimento do conceito de família; identidades e reconhecimento dos aspectos positivos da medida socioeducativa; amizade como rede de apoio social; sustentáculo materno. Os resultados revelaram que, para os participantes, a concepção de família está interligada às redes de apoio, ao acolhimento, à união, dentre outros aspectos de ordem objetiva e subjetiva. Os resultados apontaram que, na maioria dos casos analisados, a família idealizada pelos adolescentes não correspondem à realidade por eles projetada e ao contexto familiar narrado; evidenciou-se também a importância do acompanhamento familiar no processo de cumprimento da medida socioeducativa através dos relatos dissertados pelos entrevistados. Para os adolescentes, a significação atribuída ao ato infracional foi percebida de forma negativa, ocasionando arrependimentos a posteriori. O estudo também apontou que sob a ótica dos três socioeducandos participantes não houve possíveis correlações entre família, contexto sociocultural e ato infracional cometido. Finalizando este estudo, propõe-se uma reflexão acerca da materialização de práticas socioeducativas que considerem tanto o adolescente quanto a sua família a fim de que possibilitem novas inserções na sociedade.
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    Vínculos afetivos e interesses patrimoniais: as implicações da multiparentalidade no direito sucessório
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-04-05) Lemos, Victória Ferreira de Oliveira; Cavalcanti, Thais Novaes
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar as implicações da multiparentalidade no ordenamento jurídico brasileiro, especificamente no Direito Sucessório, sobretudo quando estão em conflito vínculos afetivos e interesses patrimoniais. Destarte, busca-se compreender as transformações do conceito de família ao longo do tempo, a partir da teoria da Abordagem Relacional de Família desenvolvida por Pierpaolo Donati. Em seguida, aborda-se o gradual reconhecimento do valor jurídico conferido à afetividade e aos vínculos socioafetivos, mormente após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Analisa-se ainda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Recurso Extraordinário nº 898.060/SC, com repercussão geral, no ano de 2016, que admitiu a existência das famílias pluriparentais no Brasil e possibilitou o reconhecimento simultâneo da parentalidade biológica e socioafetiva. A partir da mencionada decisão, observa-se a produção de efeitos deste novo arranjo familiar em diversas áreas jurídicas, inclusive, no Direito das Sucessões, planejado para regular, em regra, a divisão do patrimônio das famílias biparentais. Além disso, examina-se as implicações da possibilidade do reconhecimento extrajudicial da parentalidade socioafetiva e a diferença entre o estado de filiação e o direito ao conhecimento da origem genética. Fixadas as premissas básicas e fundamentos teóricos relevantes para o deslinde do trabalho, avança-se na questão enfrentada decorrente da possibilidade ou não do da multiparentalidade com fins exclusivamente patrimoniais, notadamente quando pleiteia-se o reconhecimento da parentalidade socioafetiva post mortem. A grande questão enfrentada, portanto, cinge-se acerca da (in)viabilidade do reconhecimento das famílias múltiplas quando se observa que o reconhecimento simultâneo do vínculo biológico e/ou socioafetivo funda-se unicamente em interesses financeiros, em contraposição aos laços de afeto consolidados. A metodologia utilizada no presente trabalho, do ponto de vista técnico, é predominantemente bibliográfica, mediante a revisão documental de livros, artigos, legislação, jurisprudência e periódicos. Enfrentar-se-á, portanto, as dificuldades para adequação do sistema jurídico diante da admissão das famílias múltiplas no ordenamento brasileiro, tendo em consideração os preceitos constitucionais.
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    Assinar um B.O. pra aprender a ser homem: as contribuições de um programa com grupos reflexivos para homens autores de violências para as ressignificações das masculinidades
    (UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-27) Menezes, Maiara Liberato de Matos; Costa, Lívia Alessandra Fialho da
    Introdução: Os Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência contra a Mulher são uma ferramenta que tem sido utilizada por ONGs e órgãos públicos de justiça, com mais veemência a partir da promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), na tentativa de reduzir a reincidência desse tipo de crime. Quando utilizada dentro dos critérios teórico-metodológicos propostos nas suas especificações, tem se tornado um instrumento consistente para apoiar os trabalhos com homens, problematizando diversas questões relacionadas à construção de suas masculinidades, estruturadas a partir de um modelo patriarcal heteronormativo. Esta ferramenta tem apresentado benefícios, não somente para os homens encaminhados pelo marco regulatório, como também à equipe técnica que conduz as atividades nos programas. Esta pesquisa estudou as contribuições de um trabalho dessa natureza para os participantes de um grupo reflexivo, o Programa "E agora, José?". Objetivos: Analisar os impactos de uma educação crítica e reflexiva, a partir da perspectiva de gênero, nos participantes de um Grupo de Homens Autores de Violência e identificar as principais mudanças de paradigma, comportamentos e impactos percebidos pelos participantes em relação à ressignificação de suas masculinidades e de suas relações familiares e de afeto. Método: A pesquisa foi exploratória, de natureza qualitativa, com análise narrativa, envolvendo um estudo empírico com dez participantes de um Grupo de Homens Autores de Violência (GHAV), divididos em dois grupos: a) cinco homens denunciados por agressão e enquadrados na Lei Maria da Penha e b) cinco homens que compõem a equipe técnica do Programa “E agora, José?” e que conduzem os encontros na condição de facilitadores e participantes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as falas foram transcritas e interpretadas sob a ótica dos estudos feministas de gênero pós-estruturalista e decolonial e dos estudos de masculinidades, que têm por base epistemologias feministas. Resultados: A chegada dos homens autores de violência ao programa é vista com contrariedade, resistência, como perda de tempo e certa injustiça. Com o tempo, são envolvidos pela própria dinâmica dos grupos reflexivos e pelas narrativas dos homens que já estão há mais tempo. Essa troca com homens, em diferentes estágios, cria o que os participantes chamaram de “um espaço seguro para falar sem ser julgado”, possibilitando que eles revisitem a própria história, revejam os seus comportamentos, desenvolvam novos repertórios, questionem os estereótipos de masculinidades que estavam vivenciando, e percebam que junto aos privilégios, sofrem e perpetram violências e opressões. Por fim, aprendem que podem ser homens, vivendo de um outro jeito. Saem da experiência gratos e mais conscientes do processo de socialização masculino e feminino, e da sua responsabilidade em interromper o ciclo da violência. Considerações finais: A pesquisa demonstrou que a metodologia de grupos reflexivos se apresentou com uma ferramenta de transformação pessoal e grupal para os homens entrevistados, provocando mudanças de paradigma e de práticas comportamentais nos participantes. Faz-se necessário ampliar a oferta para mais homens autores de violência, bem como expandir programas dessa natureza para as escolas, conforme exposto pelos HAV.
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